Uso indiscriminado pode até mesmo aumentar a mortalidade em algumas doenças.
Revisão de mais de 60 estudos científicos sobre antioxidantes permitiu a conclusão.
O mercado mundial de suplementos vitamínicos movimenta bilhões de doláres a cada ano. Mas será que os suplementos são eficientes em prolongar a vida de quem os utiliza?
O principal estímulo para a utilização das vitaminas industrializadas vem do fato de que a população, na média, não ingere a quantidade recomendada de frutas e verduras, fontes naturais de vitaminas e sais minerais.
Os cientistas estudaram 67 artigos científicos onde o uso de vitaminas foi comparado a um placebo (substância inócua). Os trabalhos selecionados englobaram grupos de adultos sadios ou portadores de doenças, porém não foram estudadas pesquisas que envolvessem crianças ou mulheres grávidas.
A principal conclusão do trabalho foi que os suplementos vitamínicos não aumentaram a longevidade daqueles que os usaram e que algumas vitaminas como a vitamina A, beta caroteno e Vitamina E, podem até aumentar a mortalidade.
Evidências científicas apóiam o fato de que as deficiências vitamínicas aumentam o risco de certas doenças. Porém, por outro lado, a comprovação da prevenção desses problemas com o uso das mesmas vitaminas não se sustenta.
O mais importante é que busquemos uma dieta equilibrada, com a quantidade adequada de frutas e vegetais, para, aí sim, prevenirmos as deficiências de vitaminas e sais minerais. E esse trabalho deve começar o mais cedo possível, desde a infância.
Fonte: G1 18/04/2008
Pra mim, as vitaminas devem ser sim consumidas, conforme indicação e acompanhamento do medico, quando ha carência no organismo. Você concorda?
Assinar:
Postar comentários (Atom)







Nenhum comentário:
Postar um comentário